O velho barqueiro

Quando eu era garoto, eu costumava brincar em uma praia que não era assim tão longe da minha casa. Desde criança eu já tinha gosto pelo mar.

Mas o que me fazia ir todos os dias naquela praia de pescadores era um velho, um senhor de idade, beirando seus 65, 66 anos.

Conheci ele por uma besteira. Eu estava brincando de contar passos na areia e desligado que sou quase bati com tudo num arpão. Esse senhor me segurou e eu assustado de quase ter… Sei lá, morrido talvez, fiquei ali parado na frente dele perplexo até começarmos a conversar. Desde então todos os dias eu passava naquele mesmo lugar apenas para ouvir as histórias de vida daquele senhor, O barqueiro, como ele gostava de ser chamado.

Todos aqueles dias e ele sempre tinha uma história nova pra me contar. E todas às vezes ele me surpreendia não pela grandeza de seus fatos, mas sim por sua habilidade de não contar as histórias por completo em um dia, ligando uma nova possibilidade a algo que já estava acabando.

Eu como criança boba que era nem tinha ideia de que em muitas daquelas tardes ele me ensinava tudo o que eu precisaria pra vida inteira. Sendo que tudo que ele ensinava cabia em uma pequena frase que ele me dizia todos os dias antes de ir embora: “Criança, vê o sol caindo no mar? Olhe novamente, tem certeza de que é apenas o sol caindo no mar? Pois então preste bem atenção essa é a ultima vez que você vê está imagem, pois nada pode ser exatamente igual ao que já existe ou existiu. E guarde está imagem, amanhã pode não haver sou pra cair no mar.”

Infelizmente só fui entender essa frase quando já não havia sol pra cair no mar.

~ por obarqueiro em dezembro 22, 2011.

Deixe um comentário

 
